Dieta Paleolítica

Seguindo um velho conceito

Atualmente podemos encontrar diversos tipos de dietas. Algumas que levam em conta o tipo sanguíneo, outras que se baseiam no cálculo de calorias, dietas seguidas por personalidades, entre tantas outras tidas como “dietas da moda”. A cada temporada surgem algumas, com ideias novas ou simplesmente adaptadas.

Na verdade, o que se busca é um emagrecimento rápido, na maioria das vezes seguido de um padrão alimentar sem fundamento ou objetivo específico.

A denominação Dieta Paleolítica (Dieta Paleo) parece, a princípio, mais um modismo, mas analisando seu conceito rapidamente percebe-se que se trata de um estilo de vida saudável, que poderá trazer muitos benefícios à saúde.

O que se preconiza neste estilo de alimentação é que se respeite o organismo, oferecendo a ele alimentos aos quais ele esteja adaptado. Nós não evoluímos consumindo pães integrais, barrinhas, refrigerantes, salgados, cookies “saudáveis” e demais produtos que incluímos em nossa alimentação diariamente. Alguns destes produtos consumimos por acreditar que nos fazem bem, mas isso nem sempre é verdade.

O excesso de carboidratos, principalmente os refinados como a farinha de trigo e o açúcar, são consumidos em larga escala. Esses ingredientes estão presentes na maioria dos alimentos que ingerimos e ofertamos às nossas crianças. Um documentário chamado “Muito Além do Peso” retrata bem esta realidade.

Talvez se passássemos a ingerir “alimentos de verdade”, em sua forma natural, como frutas, verduras, legumes, raízes e carnes sem processamento e diminuíssemos os alimentos processados e industrializados, os problemas de saúde e obesidade pudessem ser amenizados.

Não se trata de mais uma dieta, e sim um conceito de uma alimentação mais natural, com menos química e refinamento. Nosso desejo pelas facilidades de uma alimentação pronta nos distanciam da saúde que almejamos ter.

Dra. Marilú Ferrari

DRA. MARILÚ FERRARI

Nutricionista - CNR 12033