Medicamentos

A utilização de medicamentos como terapia auxiliar para perda de peso se faz necessária em alguns casos. Pacientes que não obtêm bons resultados somente com reeducação alimentar e exercícios, que apresentam dificuldades na perda do excesso de peso ou necessitam de um emagrecimento rápido (pré-operatório por exemplo), podem recorrer ao auxílio dos medicamentos.

No tratamento clínico, os medicamentos representam uma importante ajuda no emagrecimento. Porém sua utilização deve ser avaliada por um Endocrinologista, a fim de se determinar o tipo de medicamento, dosagens e período de administração.

Atualmente, os medicamentos mais utilizados são aqueles que causam efeito anorexígeno, ou seja, promovem perda de apetite ou saciedade precoce, e os medicamentos que inibem ou limitam a absorção das gorduras provenientes da dieta.

O resultado eficaz depende do acompanhamento contínuo e sob orientação do médico responsável, acompanhado de uma reeducação alimentar e mudança no estilo de vida.

Ao optar por este recurso, se faz necessária uma avaliação do Endocrinologista quanto aos efeitos colaterais que determinado medicamento pode provocar. Os efeitos podem ser leves, desde insônia, irritabilidade e enjoos como os efeitos podem ser mais severos como taquicardia, aumento da pressão arterial e depressão.

Não consuma medicamentos sem a prescrição de um especialista, os riscos à saúde são elevados e a eficácia do tratamento pode ser comprometida.