Aspecto Nutricional

 

Após a cirurgia bariátrica, que tem como objetivo principal a melhora da qualidade de vida através da perda de peso, a nutrição tem um papel importante porque a quantidade e o tipo de alimentos a serem consumidos devem ser limitados.

 

O objetivo do acompanhamento nutricional é buscar o bem estar físico e emocional, através da seleção dos alimentos que contenham nutrientes saudáveis e que estejam adequados às necessidades de cada indivíduo para que a rápida perda de peso não leve à desnutrição.

De maneira geral, a principal mudança na alimentação após a cirurgia é uma diminuição importante na quantidade de alimentos consumidos diariamente devido à redução do estômago. Porém, outros cuidados com a alimentação são fundamentais. Pode-se dividir o cuidado com a alimentação em quatro fases após a cirurgia, lembrando que cada paciente possui uma adaptação, e estas fases devem ser evoluídas respeitando a tolerância individual:

1ª FASE

FASE DA ALIMENTAÇÃO LÍQUIDA

Esta fase compreende as duas primeiras semanas após a cirurgia e caracteriza-se como uma fase de adaptação. A alimentação é líquida, constituída de pequenos volumes e tem como principal objetivo o repouso gástrico, a adaptação aos pequenos volumes e a hidratação. Como conseqüência da alimentação líquida, a perda de peso é elevada nestas duas semanas. A orientação nutricional deverá ser iniciada pelo médico e nutricionista já no período pré-operatório (antes da cirurgia).

De acordo com a tolerância e as necessidades individuais, a alimentação evolui de líquida para leve com a introdução de preparações liquidificadas e leite. A evolução de cada paciente é variável de forma que a escolha de cada alimento deve ser acompanhada cuidadosamente para evitar desconforto digestivo como dor, náuseas e vômitos. Esta fase tem um tempo de duração diferente para cada indivíduo porém, em média, dura em torno de 2 semanas.

2ª FASE

FASE DA DIETA LEVE

3ª FASE

FASE DA DIETA PASTOSA

A consistência da dieta é bem modificada nesta fase. Normalmente após 1 mês de cirurgia, os pacientes já estão aptos a iniciar uma alimentação de consistência sólida, porém macia. Purês, caldo de feijão, macarrão bem cozido, carne moída, postas de peixes, entre outros alimentos cozidos devem ser consumidos.

Passados os primeiros 45 dias após a cirurgia, inicia-se uma fase em que a seleção dos alimentos é de fundamental importância pois, considerando que as quantidades ingeridas diariamente continuam muito pequenas, deve-se dar preferência aos alimentos mais nutritivos, escolhendo fontes diárias de ferro, cálcio e vitaminas. O paciente deverá receber um treinamento para reconhecer quais são os alimentos mais ricos nestes nutrientes de forma a ficar mais independente para escolher as principais fontes de minerais e vitaminas encontradas nas suas refeições diárias. Como a alimentação passa a ser mais consistente, deve-se mastigar exaustivamente

4º FASE

LIBERAÇÃO DA DIETA

Em todo este processo, a qualidade da perda de peso deve ser acompanhada através de avaliações nutricionais. Somente assim será possível detectar deficiências nutricionais do período pós-operatório (como deficiência de proteínas, por exemplo) e aplicar a dietoterapia específica.

Na Clínica Bonaldi este acompanhamento é realizado por bioimpedância. Esta avaliação nutricional baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo do paciente, fornecendo os valores de gordura percentual, peso da massa gorda, peso da massa magra, água corporal total e metabolismo energético basal. Este equipamento possui uma avançada tecnologia e software de última geração, que fazem desta avaliação nutricional um importante método para verificação da qualidade de perda de peso no pós-operatório da cirurgia bariátrica.

Dra. Marilú Ferrari

DRA. MARILÚ FERRARI

Nutricionista - CNR 12033