Aspectos Psicológicos

A Importância do Acompanhamento Psicológico

O acompanhamento psicológico possibilita a descoberta de si mesmo. O psicoterapeuta auxilia o paciente a identificar seus pensamentos e sentimentos, refletir sobre seus comportamentos, suas escolhas, bem como as consequências destas em sua vida, podendo, dessa forma, melhorar sua qualidade de vida.

O acompanhamento psicológico, no tratamento da obesidade, é um processo que não inclui apenas as questões relativas à intervenção cirúrgica, devendo ser um momento de reflexão e mudanças no jeito de viver e em sua relação com o alimento.

O acompanhamento psicológico é de suma importância para o paciente que necessita da cirurgia da obesidade, tanto no período pré, como no pós-operatório.

Nas sessões de acompanhamento psicológico, o psicólogo avalia se o paciente está preparado para ser submetido à intervenção cirúrgica e se terá condições de se adaptar ao novo estilo de vida, que será necessário no período pós-cirúrgico.

A psicoterapia é uma forte ferramenta utilizada para perda e manutenção do peso, pois as mudanças físicas e psicológicas oriundas da cirurgia necessitam ser amparadas emocionalmente, para que o paciente se sinta capaz e preparado para essa nova realidade.

A psicologia auxilia, através do exercício da reflexão com o paciente e de um olhar sapiente, na descoberta de aspectos desconhecidos da personalidade, como e por que agimos de determinada maneira. O reequilíbrio, após a cirurgia, é um processo importante que deve ser feito sob supervisão, para que o paciente não utilize hábitos antigos, prejudiciais ao organismo.

Após o acompanhamento pós-cirúrgico, se necessário, o paciente também pode ser acompanhado em um tratamento psicoterápico, objetivando a manutenção do resultado da cirurgia, reflexão sobre essa nova fase a qual se inicia, bem como, auxiliando-o no melhor entendimento de si mesmo, sentindo-se melhor e mais realizado.

Dra. Simone Santana Siqueira

Dra. Simone Santana Siqueira

Psicóloga - CRP 06/82255